Equipamento de Sinalização de Rios e Portal Cuide dos Rios

O Equipamento de Sinalização de Rios e o portal Cuide dos Rios integram os resultados do projeto de Pós-Doutorado Empresarial intitulado Equipamento Urbano Multimídia de Sinalização de Rios e Educação Ambiental*, realizado por Maristela Mitsuko Ono, Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP), Bolsista do CNPq – Brasil, com o objetivo de promover comunicação de apoio à educação em prol do equilíbrio e sustentabilidade do ecossistema, com foco em rios / bacias hidrográficas.

O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil.

Cooperação técnica no Pós-Doutorado Empresarial: Dangelo Di – Desenvolvimento de Produto e Identidade Visual, sob a supervisão de Rodrigo Dangelo, Gerente de Design.

Pesquisa, Gestão de Conteúdo e Design do Portal Cuide dos Rios: Maristela Mitsuko Ono.

* O projeto foi finalista do Green Project Awards Brasil 2013 – promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e pela GCI Portugal – na categoria Pesquisa e Desenvolvimento.

Registro de PATENTE DE INVENÇÃO – Equipamento de Sinalização e Educação Ambiental” – BR 102013004147-5 – Inventora: Maristela Mitsuko Ono.

Registro de Desenho Industrial – “Configuração Aplicada em Equipamento de Sinalização” – BR 30 2013 000722 7 – Autores: Maristela Mitsuko Ono (Titular) e Rodrigo Dangelo.

E-mail para contato: cuidedosrios@gmail.com

Reproduzir vídeo

PORTAL CUIDE DOS RIOS - Ilustração de elementos da bacia hidrográfica, realizada por Fernanda Bornancin, bolsista PIBIC/UTFPR e PIBITI/CNPq

PORTAL CUIDE DOS RIOS - Ilustração da bacia hidrográfica do Rio Belém, realizada por Fernanda Bornancin, bolsista PIBIC/UTFPR e PIBITI/CNPq

A seguir, três exemplos de vídeos disponibilizados no Portal Cuide dos Rios, com entrevistas sobre: bacia hidrográfica, Rio Belém no bairro Centro Cívico e peixes da Bacia do Rio Iguaçu e Sub-bacia do Rio Belém.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Colaboradores do Portal Cuide dos Rios:

  • Augusto Mosna Simão, Tecnólogo em Artes Gráficas. Colaboração em: consultoria e implementação da mídia digital na plataforma WordPress.
  • Fernanda Bornancin dos Santos, estudante de Tecnologia em Design Gráfico, bolsista PIBIC/UTFPR (2009-10) e PIBITI / CNPq (2010-11), orientada pela Profa. Dra. Maristela Mitsuko Ono. Colaboração em: pesquisa de campo sobre a bacia do Rio Belém; ilustrações de personagens, mapas da bacia hidrográfica do Rio Belém e cuidados com os rios.
  • Emanuela Lima Silveira, estudante de Bacharelado em Design, bolsista PIBIC / CNPq (2009-11),  orientada pela Profa. Dra. Maristela Mitsuko Ono. Colaboração em: pesquisa de campo e edição parcial de vídeos sobre a bacia do Rio Belém.
  • Camilla H. N. de Albuquerque, bolsista PIBIC / UTFPR (2010-11). Colaboração em: pesquisa de campo sobre a bacia do Rio Belém, orientada pela Profa. Dra. Maristela Mitsuko Ono.
  • Felipe Leoni Gomes, bolsista PIBITI / Voluntário da UTFPR (2010-11). Colaboração em: elaboração de paleta de cores e pesquisa de campo de mídia de apoio à educação ambiental sobre a bacia do rio Belém.
  • Samira El Ghoz Leme (Bióloga, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Mestre em Tecnologia). Colaboração em: referências bibliográficas e pesquisa de campo sobre a bacia do Rio Belém.
  • Leny Mary Góes Toniolo (Bacharel em Letras, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba). Colaboração em: pesquisa de campo sobre a bacia do Rio Belém.
  • Élio Ricardo Cagnato (Geógrafo). Colaboração em: pesquisa de campo sobre a bacia do Rio Belém.
  • Ana Paula Ferreira de Almeida (Graduada em Pedagogia pela UFPR, Especialista em Educação Especial, graduanda em Letras-Libras pela UFSC, Tradutora e Intérprete de Libras). Colaboração voluntária como Intérprete e Tradutora de Libras.
  • Concessão de entrevistas: Adelaide Annita Eschholz DIniz (Professora aposentada); Alechssandra Rossetti Oliveira (Engenheira de Computação, PUCPR); Cláudia Regina Boscardin (Mestre em Gestão Urbana, Bióloga, Coordenadora Técnica de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba); Edivaldo da Silva Reis (Funcionário Administrativo da PUCPR); Élio Ricardo Cagnato (Geógrafo); Fabiana de Nadai Andreoli (Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Ambiental, Diretora e Professora do Curso de Engenharia Ambiental da PUCPR); Leny Mary Góes Toniolo (Bacharel em Letras, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba); Luciano da Silva Messias (Morador da Vila Diana); Luiz Augusto de Paula Lima Jr. (Doutor em Ciência da Computação, Professor da PUCPR); Luiz Matheus Marassi de Paula (Técnico de Laboratório da PUCPR); Maclovia Corrêa da SIlva (Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Bacharel em Ciências Econômicas e em Letras, Professora da UTFPR); Narali Marques da Silva (Mestre em Geologia, Bióloga, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba); Tamara Simone van Kaick (Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Bióloga e Artista Plástica, Professora do Departamento Acadêmico de Química e Biologia e do Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UTFPR, coordenadora do projeto Vida à Água); Vinícius Abilhoa (Doutor em Zoologia, Biólogo da Prefeitura Municipal de Curitiba).
  • Participação em atividade de Contação de Histórias e Representação do Rio Belém por meio de desenhos, organizada em parceria com profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba: Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH) e Passos da Criança, ONGs da Vila das Torres, Curitiba / PR.
  • Instituto Ambiental do Paraná. Colaboração em: referências bibliográficas e material de apoio.
  • Núcleo de Design de Mídias Interativas (DMI) / UTFPR: infraestrutura e colaboração em pesquisa e desenvolvimento.

Agradecimentos:

  • Ao CNPq, pelo apoio para a realização do Pós-Doutorado Empresarial;
  • À Dangelo Di, empresa de cooperação técnica do Pós-Doutorado Empresarial;
  • A todas as pessoas que colaboraram e têm colaborado na pesquisa e desenvolvimento do portal Cuide dos Rios;
  • Ao Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos, Coordenador do Núcleo de Design e Sustentabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná, pelo incentivo à pesquisa e desenvolvimento do Pós-Doutorado Empresarial.

OBSERVAÇÃO: O Portal Cuide dos Rios – de Maristela Mitsuko Ono – é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Baseado no trabalho em: http://www.cuidedosrios.eco.br/.

A proposta de equipamento de sinalização de rios foi apresentada na IV EXPOPRO – O Design transformando Curitiba. Local: IPPUC, Curitiba. Período: 1 a 6 de outubro de 2012.